Quem Somos
A Ranc é uma empresa carioca e está no mercado brasileiro desde 1983 confeccionando diversos produtos em lycra e tecidos para esportes, principalmente a linha aquática, moda praia, fitness e uniformes em geral, inclusive para equipes, clubes e escolas.
Criamos, desenvolvemos estampas digitais exclusivas, modelagens, ideias e soluções para os clientes.
Vendemos atacado e varejo e personalizamos diversos produtos para você, seu time ou equipe.
Aliamos tecnologia, conforto e qualidade, com profissionais capacitados na área de criação, modelagem e design, utilizando as melhores matérias primas do mercado.
Comprometimento, respeito com nossos clientes e integridade regem o jeito Ranc de ser.
NOSSOS PRODUTOS:
LINHA LYCRA:
Maiôs em vários modelos, infantil e adulto
Maiôs de manga comprida e sem mangas com zíper frontal ou costas
Sungas
Sunquinis
Short
Bermuda para nado
Bermuda ciclismo
Bermuda Triathlon
Camisa manga comprida
Tops diversos modelos
Toucas
Calça Legging
Macaquinhos para nado
Macaquinhos para Triathlon
Macaquinhos para remo
LINHA PAPEL:
Maiôs
Sungas
Bermudas
Macaquinhos
LINHA TREINO:
Calção de Bolso
Sunga de Arrasto
LINHA TECIDO:
Camisas meia manga, sem manga e manga comprida
Camisetas
Parkas manga comprida, meia manga e sem manga
Casaquinho corta vento
Casacos com bolsos e capuz diversos modelos
Calças
Bermudas
Shorts
LINHA ESCOLAR:
Camisas
Camisetas
Short
Short saia
Bermuda
Calça
Calça Capoeira
Collant
Saia
A RANC LANÇA MAIÔ DE PAPEL
(Revista AQUÁTICA, AGO/SET 1984, Página 13)
Nem só de bons técnicos e nadadores vive a natação competitiva de um país; a estrutura de apoio tem sua parceria de responsabilidade no seu estágio de desenvolvimento, e por estrutura de apoio chamamos também uma indústria nacional de materiais especializados de alto nível. Se depender disso, a natação brasileira já está em condições de igualar-se à norte-americana, soviética e alemã, pois desde o final de 1982 a RANC vem fabricando maiôs, calções, palmares, óculos e toucas do mesmo nível das melhores marcas estrangeiras, colocando à disposição de nossos nadadores o que há de mais avançado no setor.
Tudo começou há aproximadamente dois anos, quando o Sr. Mário Silva, pai de um atleta do Flamengo, cansou-se de procurar maiôs de alto nível para sua filha. Juntamente com sua esposa, Dª Zilda, resolveu partir para sua própria fabricação de maiôs e calções, iniciando em sua casa a pequena empresa RANC. “Nosso objetivo inicial era de fabricar maiôs e calções de alta qualidade e os mais coloridos possíveis, pois achávamos que faltava cor às piscinas brasileiras”, explica Dª Zilda. “As fábricas de material esportivo aqui no Brasil fabricavam apenas linhas de praia, inadequadas para a natação competitiva, e isso incentivou-nos ainda mais a produzir um material realmente especializado em natação, como existe há muito tempo nos países mais adiantados nesse esporte”, completa o Sr. Mário, entusiasmado com a aceitação de seus produtos no mercado brasileiro e sul-americano. No Campeonato Sul-Americano de Natação, realizado em maio deste ano, no Rio, a RANC passou por seu primeiro teste internacional, vendendo dezenas de maiôs e calções para nadadores de diversos países sul-americanos. Mas esse sucesso não veio por acaso; com a assessoria de diversos técnicos, entre os quais Daltely Guimarães, Alberto Kaar, Eleandro Jannibelli e Rômulo Noronha, e muitos nadadores, incluindo Jorge Fernandes, Patrícia Amorim, Priscilla Grocoske, Ingrid Mendes, Carla Schmidt, Regina Menezes, Adriana Pereira, Flávia Velloso e Fernanda Veirano, a RANC pôde fabricar seus produtos de acordo com as mais exigentes especificações técnicas, que só mesmo treinadores e nadadores podem definir.
Dos primeiros modelos fabricados em casa a produção diária de 200 peças em suas duas lojas em Copacabana, muita coisa mudou na RANC, sobretudo a quantidade e qualidade de máquinas e mão de obra. Atualmente a empresa tem oito máquinas, algumas delas importadas, e as mais novas são as de fechamento de lycra e colocação de elástico, altamente especializadas para esse tipo de produção. Mas os planos da empresa vão muito mais longe; e brevemente ela já estará fabricando “pull-boys”, pranchas de poliuretano revestida de resina acrílica, que será a primeira desse tipo no Brasil, e peso para o pulso, para que o nadador faça mais força dentro d´água.
Procurando manter-se sempre a par das novidades internacionais, a RANC trouxe da Olimpíada de Los Angeles novos modelos de palmar e com isso ela passa a fabricar cinco tipos desse produto, todos altamente especializados. Tem o palmar inteiro, que vai até o cotovelo, o meio palmar, que vai até a metade do antebraço, o palmar pequeno, o de mão e o moderníssimo palmar de dedo, todos objetivando criar a resistência a água para que o nadador faça mais força. Outro produto de último tipo é o maiô e calção de PAPEL, também conhecido como 2ª pele (100% POLIAMIDA), utilizado por boa parte das equipes de Los Angeles, inclusive por todos os nadadores norte-americanos. A RANC passa a ser, assim, a primeira empresa brasileira a fabricar esse tipo de material, que tem como principais vantagens a sua excelente aderência ao corpo e seu peso mínimo, de apenas 25 gramas. Para se ter uma ideia, um maiô de nylon pesa em torno de 70 gramas, e o maiô de lycra 80 gramas, e por isso o novo maiô de PAPEL é o mais indicado para competições, enquanto os outros dois são mais indicados para treinamentos. É por isso que a RANC fabrica os três tipos, para dar todas as opções possíveis aos nadadores brasileiros. Além desses, a empresa fabrica também calções de bolso em nylon furadinho, quarta opção para treinamento. O objetivo desse tipo de calção é criar maior resistência à água, e ele é o material indispensável nos grandes centros da natação mundial.
MAIÔ DE COMPETIÇÃO RANC: A SEGUNDA PELE DO NADADOR
(Fonte: Revista DU PONT – Ano 1, Número 1, Brasil)
Criada em 1982, por Mário José e Zilda Vieira da Silva – pais da vitoriosa Katerine, nadadora do Flamengo – a Ranc Indútria e Comércio de Roupas Ltda. É hoje a responsável pela produção mensal de 4 a 5 mil peças para competição, que abastecem em especial os mercados do Rio de Janeiro e São Paulo. Confeccionadas com “Lycra”, as peças da Ranc, além da modelagem perfeita, introduziram uma inovação nas piscinas brasileiras: a cor. Os modelos da Ranc são coloridos (e não só nas tradicionais preto, vermelho e azul), com listras, recortes e debruns.
Segundo esta sua filosofia de aliar beleza e praticidade, em favor dos atletas brasileiros, Mário José e Zilda, lançaram em 84, durante os Campeonatos Carioca e Brasileiro de Natação, o maiô, que os atletas já estão chamando de “maiô de papel”, ou segunda pele. Confeccionado com tecido bielástico, produzido em tear, com “Lycra” e poliamida em sua composição, o novo maiô da Ranc não pesa mais de 16 gramas quando seco e 22 gramas, quando molhado.
De perfeita aderência ao corpo e durabilidade, o maiô de papel apresenta ainda uma vantagem extra: impermeabilidade, que evita que o atleta troque de maiô toda vez que entra na piscina. Comercializados inicialmente em preto e marinho, os novos maiôs já são exportados para o Uruguai, Peru e Equador.